Entrevista: Power Quest

Os Power Quest, liderados pelo seu fundador Steve Williams, estão de regresso aos discos depois de um hiato de seis anos. Formação renovada, espírito novo, a química em alta e aí está um empolgante Sixth Dimension, um disco que não só honra o passado dos britânicos como projecta um futuro ainda mais promissor. Foi o líder, um simpático Steve Wiiliams, quem saciou a nossa curiosidade.

Olá Steve, como estás? Recentemente, afirmaste que os Power Quest estão a viver momentos excitantes. O caso não é menos, com a qualidade apresentada em Sixth Dimension. Consideras que este é o melhor disco dos PQ até agora?
Olá! Estou muito bem, obrigado e é ótimo estar aqui a responder à tua entrevista. Sim, definitivamente tem sido uma fase muito emocionante para a banda. Este ano foi incrível, pois temos estado em todo o mundo a tocar, incluindo o Sabaton Open Air na Suécia, o ProgPower USA em Atlanta e talvez o mais emocionante de tudo, tenha sido a oportunidade de fazer três espetáculos no Japão, onde alguns sonhos se transformaram realidade. Claro, isto sem esquecer o novo álbum, do qual estamos todos muito orgulhosos. Para mim, está claro que é o melhor trabalho que já fizemos. Também acho que talvez seja o registo mais consistente e não há uma única música que não queiramos tocar ao vivo, o que sempre é um sinal muito bom.

Houve um intervalo de seis anos entre este álbum e o vosso anterior, onde também se inclui uma paragem entre 2013 e 2016. O que aconteceu?
Ah, sim. Essa é a pergunta que mais vezes me fizeram, sem surpresa, acho eu. A resposta é, na realidade, muito simples e tudo se resume a dinheiro, ou à falta dele. Deixe-me explicar. Entre 2001 e 2012, investi dezenas de milhares de libras do meu próprio dinheiro na banda e, infelizmente, cheguei a um ponto em que eu estava com muitas dívidas devido a esse investimento. Estava em perigo real de perder minha casa, portanto, não tive opção, senão parar a banda em 2013. Não tínhamos suficientes convites para tours e não vendíamos discos suficientes, portanto, não havia retorno para compensar o enorme investimento pessoal que fiz. Entre 2013 e 2016 toquei teclas nos Eden's Curse, com quem gravei um álbum de estúdio e um álbum ao vivo. Como não estava envolvido no dia-a-dia da banda, isso significava que conseguia trabalhar 100% das minhas horas extras no meu dia para pagar todas as dívidas que eu tinha acumulado.

Para Sixth Dimension os Power Quest surgem com uma formação renovada. Como decorreu esse período de transição com a adaptação dos novos membros?
Tive a sorte de poder contar com a secção rítmica da anterior encarnação da banda, Rich Smith (bateria) e Paul Finnie (baixo). Foi ótimo ter esses elementos de regresso. Os novos guitarristas Glyn Williams e Andy Kopczyk também foram adições fantásticas para a banda. Talvez a maior mudança tenha sido a introdução do novo vocalista Ashley Edison, que até agora fez um excelente trabalho. Na verdade, para ser honesto, o entusiasmo que todos os elementos demonstraram proporcionou uma transição quase perfeita. Parece que sempre foi este line-up. Todos os novos membros já eram fãs dos PQ antes de se juntarem à banda, o que também facilitou a transição. Um grande grupo de músicos, mas mais importante, um grande grupo de pessoas, o que, para mim pessoalmente, é muito importante.

Houve algo de diferente comparando Sixth Dimension com os vossos trabalhos anteriores?
O meu objetivo era produzir um registo que fosse facilmente reconhecido como Power Quest, o que para mim era muito importante depois de 6 anos. Acho que algumas das músicas são o material mais forte que já produzimos e foi interessante para mim, desta vez, escrever três músicas na guitarra e não nos teclados. Essas músicas foram Face the Raven, Starlight City e Revolution Fighters. Também fiquei encantado em coescrever The Sixth Dimension com o meu bom amigo Richard West dos Threshold.

Quando começaste, efetivamente, a trabalhar neste conjunto de músicas?
Face the Raven e Coming Home foram escritas na primavera de 2016 para o EP que lançamos em setembro de 2016. Ambas essas músicas foram reescritas para o álbum para garantir que os novos membros da banda tocassem nelas. O resto do álbum foi escrito no outono de 2016 e no início de 2017 antes de entrarmos em estúdio em abril de 2017 para começar a gravar.

Alesio Garavello, vosso antigo vocalista, supervisionou a gravação e a mistura. Levaram em linha de conta o seu conhecimento da sonoridade Power Quest para executar essa tarefa?
Alessio não é só o vocalista original dos PQ e um incrível engenheiro, como também é um dos meus melhores amigos, independentemente de ter deixado a banda em 2009. Não acredito que nenhum outro engenheiro/produtor do mundo entenda o som dos PQ e as minhas composições, tão bem quanto Al e acho que essa crença foi provada nos resultados que conseguimos. Como de costume, estive no estúdio durante a maior parte do processo de gravação e, também, foi ótimo misturar o álbum com Al.

No entanto, para a masterização, enviaste o álbum para a Suécia para a fábrica de Jens Bogren. Já era um costume teu ou foi a primeira experiência?
Esta foi a primeira vez que usamos Jens Bogren para masterizar, mas estou extremamente feliz com os resultados. Gostei muito do trabalho que o Jens fez no passado, particularmente com os meus antigos companheiros Dragonforce. Foi isso que me levou a contratá-lo para este álbum em particular.

Falemos agora dos convidados. São três, não é verdade? Quem são eles e que papel desempenham no álbum?
Sim, estás certo na medida em que há três convidados que surgem no álbum. O ex-guitarrista dos Power Quest e outro dos meus maiores amigos, Andrea Martongelli, contribuiu com um solo de guitarra na música Revolution Fighters. O guitarrista dos Freedom Call (e outro bom amigo), Lars Rettkowitz, forneceu um solo de guitarra na música Coming Home. Desde que andei em tournée pela primeira vez com os Freedom Call em 2012, tornei-me amigo deles e por isso, Lars foi uma das minhas primeiras escolhas para aparecer no álbum e foi ótimo que ele tenha conseguiu encontrar o tempo para fazer parte dele. O terceiro convidado foi a ex-vocalista dos Nightwish Anette Olzon, que aparece na música The Sixth Dimension. Quando escrevi essa música com Richard West, pensamos que uma voz feminina seria necessária em algumas partes e Richard perguntou-me se tinha alguma ideia. A minha primeira escolha foi Anette, pois adoro a sua voz e, mais uma vez, tivemos a sorte de que gostasse o suficiente da música para se querer envolver connosco.

Esta é também a tua primeira experiência com a editora sueca Inner Wound Recordings. Como se proporcionou esta ligação?
Apenas tenho coisas boas a dizer a respeito de Emil e de todos os envolvidos com a Inner Wound Recordings. Foi um prazer absoluto trabalhar com eles desde a primeira vez que falamos até voar para Gotemburgo para conhecer pessoalmente Emil e assinar o contrato. Já tinha ouvido, de outras bandas e de alguns amigos no negócio, coisas boas a respeito da editora e acho que Emil tinha ouvido coisas semelhantes a respeito dos PQ, por isso, de muitas maneiras, parecia uma parceria natural. Estou ansioso para ver o que o futuro nos reserva.

O álbum foi lançado numa sexta-feira, 13. Não és supersticioso, pois não?
Não, não sou nem nunca fui supersticioso (risos)! Seja como for, criou um bom ponto de discussão entre os fãs. Também aconteceu que, no mesmo dia, estávamos a tocar com os Dragonforce em Londres, de modo que foi quase a festa de lançamento perfeita. Estávamos a meio da tour de 11 dias pelo Reino Unido com os DF, pelo que foi bombástico.

Bem, Steve, e agora o que se seguirá para os Power Quest?
Já estou a planear para 2019 já, mas vamos começar em 2018 com uma aparição no festival Hard Rock Hell em Birmingham em fevereiro e alguns dias depois, juntamo-nos aos nossos antigos companheiros Freedom Call para quatro espectáculos no Reino Unido. Estamos a trabalhar em várias outras coisas para 2018, mas nada confirmado neste momento. Felizmente, alguns festivais de verão, antes de mudarmos a nossa atenção para o próximo álbum de estúdio.

A terminar esta agradável conversa, queres acrescentar mais alguma coisa?
Em primeiro lugar, agradeço novamente a oportunidade de fazer essa entrevista contigo para os teus leitores. Espero que os fãs portugueses de power metal gostem do novo disco e espero ter a oportunidade de visitar novamente Portugal em breve. Já passou muito tempo desde 2007 quando aí estivemos pela última vez. Obrigado a todos que apoiaram, a mim e à banda, ao longo dos anos. Significa muito para mim e espero que fiquem connosco para uma viagem ao futuro.

Comentários